sexta-feira, 24 de junho de 2016

Publicação sobre Florestas Inundáveis

Caros,

trago uma publicação da UFLA, Universidade Federal de Lavras, sobre Florestas Inundáveis. Embora nem todos trabalhemos neste tipo de ambiente, muitas espécies são comuns a outros locais. Esta publicação traz alguns tópicos relacionados a identificação das espécies, com dicas práticas.

Baixe o manual no link abaixo:

http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/569/1/LIVRO_Florestas%20inud%C3%A1veis.pdf

domingo, 12 de junho de 2016

Publicação clássica e de referência - O Renascer da Agricultura, de Ernst Götsch.

Olá.

Ernst Götsch é um suíço que virou baiano, e que há uns 30 anos se dedica a difundir o conhecimento referente aos sistemas agroflorestais e sua capacidade de recuperar solos, retomar processos ecológicos e mudar vidas.

Sua publicação seminal é o famoso livro "O Renascer da Agricultura", que contém sua proposta metodológica. Em tempos em que a agrofloresta e outras modalidades de agricultura praticadas com base na harmonia entre o homem e a natureza parecem estar ganhando terreno, aos trancos e barrancos, vale conferir uma publicação de referência.

Clique no título para baixar: O Renascer da Agricultura.

Publicação em espanhol - "Técnicas de sistemas agroflorestales multiestrato".

Caros,

a agrofloresta é uma possibilidade interessante para a restauração florestal. Trago nesta postagem um manual publicado na Bolívia em 2001, bastante simples e elucidativo, com forte viés extensionista. Creio que muitos ensinamentos podem e devem ser utilizados por nós, com a devida adaptação a cada realidade.

Baixe o manual no título abaixo:

Técnicas de sistemas agroflorestales multiestrato.


sexta-feira, 3 de junho de 2016

Artigo sobre o efeito de diferentes espaçamentos de plantio sobre o crescimento de mudas em plantios de recomposição florestal

Mais um artigo. Desta vez o tema é a diferença de desenvolvimento de espécies pioneiras e não -pioneiras em plantios de recomposição florestal. O trabalho é do pessoal da Rural (professor Paulo Leles à frente), em área plana da várzea do rio Guandu, separação em grupos com base sucessional, mistura de espécies incluindo algumas poucas exóticas.

Baixe o artigo aqui.

Manual Agroflorestal para a Mata Atlântica (2007)

Mais uma publicação que vale divulgar.

O Manual Agroflorestal para a Mata Atlântica apresenta alternativas sustentáveis ecológica e economicamente para o uso e recuperação das terras a região de domínio de nossa primeira floresta a ser explorada.

Baixe o manual aqui.


Artigo - espécies para cercas vivas em SAFs na região Sul

Olá.

Segue link para baixar um pequeno artigo sobre espécies para plantio em cercas-vivas integradas a sistemas agroflorestais na região sul do Brasil. Muitas espécies ocorrem no Rio de Janeiro, ou podem ser facilmente substituídas por similares. Vale a leitura e a aplicação do conhecimento.

Baixe o artigo aqui.