quarta-feira, 16 de abril de 2008

Nevermind, o último álbum de Rock´n Roll


Pois é...andei ouvindo Nirvana esses dias, e de repente me toquei do seguinte: há muito tempo ninguém mais faz um álbum de rock com atitude rock! Hoje em dia, muitos artistas se envergonham de fazer o bom e velho rock, e o escondem em fusões, shows teatrais, essas coisas. Ou então, se arrogam "a última novidade do rock", sumindo tão rápido como aparecem (ainda bem!), e fazem um roquinho vagabundo, cheio de pose e cuidadosamente estilizado.
Pensando nisso, forcei a memória...e lembrei de 1991, quando foi lançado esse disco aí de cima. Nevermind, do Nirvana, chegou mexendo num mercado estagnado, onde quem mandava eram bandas farofeiras, dinossauros à beira da morte e uns poucos e esquecidos músicos dignos. Nevermind resgatou alguns dos princípios elementares do rock: fúria, falta de pretensão, letras amalucadas, som básico e sucesso aos montes!
O disco abre com a clássica Smells Like a Teen Spirit, com sua gritaria infernal abrindo as portas do mundo para Kurt Cobain (que falta ele faz...). Seguem outras pérolas, como Lithium, Polly, Stay Away e minha preferida: Come As You Are. Só porrada!
Kurt e sua trupe durariam apenas mais três anos, até que ele tomasse a insensata decisão de estourar a cabeça com um tiro. Infelizmente para ele, para a família dele e para nós, amantes do Rock, órfãos de sua ousadia e criatividade. Não houve outro Kurt, outro Nirvana, e infelizmente mais ninguém tentou fazer um disco de Rock.

Nenhum comentário: