sábado, 3 de janeiro de 2009

DOIS - um disco inesquecível



Hoje acordei com vontade de ouvir um velho disco. Especificamente de 1986, de julho de 1986. O álbum é Dois, do Legião Urbana, para mim uma das obras-primas da música brasileira - vejam bem, não disse do Rock, disse da música brasileira.

Quem vê seus cabelos brancos, que apareceram há nem tanto tempo assim, se multiplicarem a cada dia, sabe do que estou falando. Este disco marcou a juventude da minha geração, com canções que falavam de temas que nos eram muito caros, que tocavam o coração de todo mundo.

"Daniel na Cova dos Leões", a primeira música, hoje sabemos, é uma manifestação homossexual de Renato Russo, uma de suas mensagens cifradas de antes de assumir sua opção, o que se daria a partir do disco "As Quatro Estações". Tensa, desesperada, angustiante.

"Quase sem querer" é mais alegre, embora reflexiva. Tom ligeiramente conformista, me identificava muito com ela.

"Acrilic on Canvas" é minha favorita do disco e do Legião. Nem posso falar muito, até me emociono....é bela, absurdamente bela, com suas metáforas, sua comparação entre uma pintura e uma relação amorosa - e eventualmente uma separação. "Ás vezes é difícil esquecer....sinto muito, ela não mora mais aqui...."

"Eduardo e Mônica" é inesquecível, todo mundo tentava cantar na hora do recreio - e cantava errado. E na época a gente nem sabia que vinha uma mais difícil no ano seguinte: "Faroeste Caboclo"...é, nosso futuro da época agora virou clássico.....

"Central do Brasil" é uma instrumental calminha, faz uma breve pausa no disco pra gente respirar e pro coração agüentar....

"Tempo Perdido" é outro clássico deste disco, uma das mais belas homenagens que o Legião poderia fazer aos Smiths, com Dado tentando soar como o Johnny Marr....a canção é perfeita, redonda, e a letra faz a gente refletir sobre a própria vida. Bom, toda vez que ouço, minha vida passa em revista na mente, do Jardim de Infância até os dias de hoje.

"Metrópole" é punk, tem jeitão de Aborto Elétrico. Trágica e agitada.

"Plantas Embaixo do Aquário" é estranha, mas igualmente bela. Aliás, o Dois tem muito disso, estranhamento e beleza andando de mãos dadas. Então, faça do bom senso a Nova Ordem.....

"Música Urbana 2" é outra punk, meio pra baixo, mas fez bastante sucesso entre garotos de 14, 15 anos, como eu na época. Totalmente desesperançada, naquele climão no future.

"Andrea Doria", talvez a única canção do Legião Urbana que possa competir com "Acrilic on Canvas" em tristeza e beleza andando lado a lado. "Nada mais vai me ferir, é que eu já me acostumei/com a estrada errada que eu segui/com a minha própria lei/tenho o que ficou, e tenho sorte até demais/ como sei que tens também".

"Fábrica" não é melodicamente punk, mas a atitude é. Um clássico meio esquecido do Legião, um libelo sincero contra a exploração do homem pelo homem, a destruição do meio ambiente - e quando só se começava a falar disso na grande mídia.

"Índios" fecha o disco em grande estilo. Como li outro dia em algum lugar, nunca duas notas num piano disseram tanta coisa. A canção pode ter várias interpretações, falando sobre índios, inocência, traição.....

Estas doze canções constituem uma obra soberba, que deve ser ouvida no original, de preferência. Nesses tempos de MP3, em que ouvimos músicas isoladas e não mais discos, é fundamental entender "Dois" em seu significado amplo, cheio de citações e mensagens cifradas. Um disco que vai muito além da simples música: é parte de nossas vidas!

Nenhum comentário: