terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

ÁRVORE DA SEMANA - IPÊ-BRANCO




Fotos: Claudio Santana, outubro de 2019.

 Plantae → Asteriidae→ Lamiales→ Bignoniaceae→ Tabebuia roseoalba (Ridl.) Sandwith

Os ipês se revestem de aura quase mítica entre os brasileiros. Há quem a considere os ipês das várias espécies as árvores mais plantadas do país. São cerca de 100 espécies, de gêneros variados, como Tabebuia, Handroanthus, Sparattosperma, Cybistax, e Jacaranda.

Ipê significa "árvore de casca dura", em tupi-guarani. Tabebuia significa "madeira que não afunda", e embora a fonte consultada afirme que é tupi, dona Graziela Maciel Barroso afirmava ser de outro ramo linguístico, o caribe.

O ipê-branco, cujas flores na verdade são brancas com tons de rosa (daí o roseoalba) possui de 7 a 16 metros de altura, e não é tão imponente quanto seus primos maiores. No entanto, por sua floração muito fugaz, porém magnífica nos poucos dias em que podemos apreciá-la, é um dos mais admirados e caros no mercado de plantas.

É uma espécie associada a florestas semidecíduas, locais pedregosos e mesmo cascalhentos. Sua madeira é considerada de boa durabilidade, e ideal para acabamentos internos.

As fotos apresentadas foram tomadas entre o prédio da Prefeitura do Rio e o Centro de Convenções Sul América, em uma breve  floração de três dias, em outubro de 2019.








Nenhum comentário: