quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Bacuri, o fruto amazônico que encantou a rainha Elizabeth II.


Conta-se que em um jantar servido durante sua visita ao Brasil em 1968, a rainha Elizabeth II, falecida hoje, em 08 de setembro de 2022, encantou-se com o sorvete de bacuri, a ponto de levar para casa latas de polpa dessa fruta.

O bacuri tem por nome científico Platonia insignis Martius, sendo, como se vê, nomeado pelo próprio Karl Friedrich Phillip Von Martius, autor da soberba Flora Brasiliensis. Pertence à família Clusiaceae.

O bacuri é uma fruta amazônica, com ocorrência que se estende ainda a a parte do Cerrado, ocupando os estados de Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Tocantins, Maranhão e Piauí.

O nome bacuri possui várias hipóteses de origem, mas todas se relacionam ao rápido amadurecimento e a seu uso como alimento.

Além da polpa, também a casca do fruto pode se prestar como alimento ou fonte de extração de essências alimentícias. As sementes fornecem um óleo com diversas utilidades. O farelo das sementes após a extração do óleo é usado na alimentação animal. Por fim, sua madeira é considerada de alta qualidade.

A espécie é manejada de forma extrativista, mas tem potencial para a formação de pomares, inclusive em áreas degradadas.







https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/189688/1/Livro-Nordeste-1-2018.pdf



Nenhum comentário: