sábado, 5 de fevereiro de 2011

Serviço: Direto do Site da EMBRAPA - novo volume da série Espécies Arbóreas Brasileiras

Coleção Espécies Arbóreas Brasileiras ganha novo volume (03/02/2011)
Ações do documento
Ilustração
Coleção Espécies Arbóreas Brasileiras ganha novo volume

Em parceria com a Embrapa Florestas (Colombo-PR), a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) acaba de lançar o volume 4 da Coleção Espécies Arbóreas Brasileiras. Este volumeapresenta 60 espécies de importância econômica, silvicultural, botânica e ecológica, algumas delas bem conhecidas como o jacarandá, a maçaranduba e a quaresmeira, e outras nem tanto, como é o caso do leiteiro, da falsa-pelada e da farinha-seca.

Ricamente ilustrado com fotos e mapas de ocorrência natural, o livro tem 644 páginas e representa um importante suporte para instituições e programas de conservação e recuperação de áreas degradadas.

Na publicação são apresentados os principais produtos e usos dessas espécies, que podem ser utilizadas com finalidade de aproveitamento alimentar, madeireira, ambiental, medicinal ou de produção de energia, de celulose e de papel. Outros aspectos abordados são a descrição botânica das espécies, a produção de mudas, a tecnologia de sementes, as principais pragas e doenças, entre outros.

Para o autor, Paulo Ernani Ramalho Carvalho, que também assina os volumes anteriores da coleção, o diferencial da obra está na sua diversificação e na contribuição para o avanço do conhecimento, ao completar a identificação de 280 das 775 espécies nativas de valor econômico ou potencial existentes nos seis biomas brasileiros.

Para a identificação dessas espécies, o autor utilizou 1.321 referências em diversas fontes, por meio de uma vasta rede de experimentos espalhada por todo o País.

O volume 4 da Coleção Espécies Arbóreas Brasileiras está a venda na Livraria Embrapa. A coleção foi criada em 2003, e reúne hoje quatro dos cinco volumes que a integrarão, com o objetivo de disponibilizar todas as informações possíveis sobre silvicultura de espécies arbóreas.

Serviço:
Livro - Espécies Arbóreas Brasileiras - volume 4 (R$ 96,00)
Venda - Livraria Embrapa (www.embrapa.br/liv)




Selma Beltrão (2490 JP/DF)
Embrapa Informação Tecnológica
Contatos: (61) 3448 2493 e-mail: selma@sct.embrapa.br

Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A B C D E F G H I J K L M NO P Q R S T U V W X Y Z

Fale Conosco
Enquete
Você identifica claramente a Unidade da Embrapa responsável por cada página?


Nenhum comentário: