quarta-feira, 24 de junho de 2009

Locais para obter fotos de satélite e shapes (e outras bases) para uso em geoprocessamento

Caros,

as imagens utilizadas em programas de geoprocessamento, como ArcView, ArcGis ou QuantumGis podem ser oriundas de várias fontes. Imagens mais novas em geral precisam ser compradas, mas se não houver necessidade de imagens muito atuais, ou ainda, com resoluções mais altas, existe a possibilidade de se recorrer a algumas fontes gratuitas.

O INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - disponibliza imagens dos satélites das séries LANDSAT e CBERS, gratuitamente. É necessário fazer um cadastro para receber as imagens via email. È muito simples e a própria página possui um bom passo-a-passo. Acesse a página aqui.

No site do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - é possível obter bases diversas do território nacional, como hidrografia, vegetação, setors censitários, etc. A escala é apenas para planejamento macro, mas é útil para diagnósticos preliminares. Entre no site aqui e veja como extrair as informações. Ah, e dá pra pegar mapas topográficos neste outro link aqui, também do IBGE.

Outra fonte útil, no caso do município do Rio de Janeiro, é o site PortalGeo, da prefeitura do Rio. É possível extrair bases no formato shape, de forma semelhante ao site do IBGE. Acesse o site aqui.

É isso. Entrem nos sites e divirtam-se!


Nenhum comentário: