domingo, 8 de dezembro de 2019

ÁRVORE DA SEMANA - GUANABANA

Plantae → Magnoliidae→ Magnoliales→ Annonaceae→ Annona montana Macf.









Fotos: Claudio Santana (2017, 2019)

 A Annona montana tem por nome comum guanabana, que significa “fruta grande da beira dos rios ou fruta grande de polpa aquosa” (http://www.colecionandofrutas.com.br/annonamontana.htm). Uma espécie dispersa por grande parte do território nacional (Reflora, 2019), no entanto é frequentemente confundida com uma espécie próxima, a graviola (Annona muricata) (Revista Globo Rural, 2015). O gênero Annona se origina da palavra latina que significa "colheita anual"(São José et al, 2013).

Embora Cavalcante (1972) reporte que a espécie pode chegar a 15 metros de altura na Amazônia, é normalmente observada com baixo porte no sudeste, chegando a no máximo 6 metros (https://biomaurbano.com.br/2017/02/18/araticum-annona-montana/).

É comum em capoeiras, culturas abandonadas e pomares domésticos. O autor Cavalcante (1972) afirma que 

"...Só tem sabor apreciável quando consumido com açúcar. Frutos maduros de julho a dezembro, poucas vêzes aparecendo nas feiras, por serem considerados de categoria inferior".

Talvez por sua semelhança com a graviola, é encontrada com certa facilidade nos quintais dos subúrbios cariocas, sendo receitada pela medicina popular para diversas finalidades, nem sempre comprovadas. No entanto, Paes et al (2016) vêem potencial na espécie por sua ação citotóxica sobre células tumorais, o que confere capacidade anticancerígena, a ser melhor estudada.









Um comentário:

Angélica disse...

Gandhi. Onde foi tirada a foto?