Plantae → Rosidae → Malpighiales → Erythroxylaceae→ Erythroxylum deciduum
A. St.-Hill.
A árvore da semana é uma discreta representante de formações secundárias em quase todo o Brasil extra-Amazônico. Sua família possui quatro gêneros, dos quais Erythroxylum representa 258 de 267 espécies da família.
O gênero Erythroxylum abriga entre suas espécies E. coca, do qual se extrai a mal afamada cocaína. E suas folhas, atualmente descocainizadas, são utilizadas como aromatizante do icônico refrigerante Coca-Cola. Aliás, os Estados Unidos são os maiores compradores legais de folhas de coca, planta que representa fonte de divisas para a Bolívia e faz parte da cultura andina.
Estudos atestam potencial antioxidante da espécie E. deciduum; porém, como todo remédio em quantidade não prescrita, também tem registro de toxicidade em ovinos.
A espécie tem grande interação com a fauna; suas flores são visitadas e polinizadas por abelhas e outros insetos, e seus frutos são adequados para consumo por pequenos pássaros. Pequenos macacos também os consomem; um dos nomes da espécie é saguimba, que em tupi-guarani significa "comida de saguí". Por essa razão, deve ser utilizada em programas de restauração florestal.
As fotos foram tomadas em 12 de dezembro de 2019, No Campo de Santana, centro da cidade do Rio de Janeiro. O mapa de ocorrência da espécie é um instantâneo tomado na página da espécie na plataforma REFLORA.
Bibliografia consultada:
LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. 2. Ed. Nova Odessa, SP: editora Plantarum, 1998. 352 p.
http://www.theplantlist.org/1.1/browse/A/Erythroxylaceae/
http://reflora.jbrj.gov.br/reflora/listaBrasil/FichaPublicaTaxonUC/FichaPublicaTaxonUC.do?id=FB7698
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft2503200108.htm
https://sites.unicentro.br/wp/manejoflorestal/8496-2/
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2004000300009
2 comentários:
Por quê o nome coação?
É... no máximo um coquinho!!!
Postar um comentário