segunda-feira, 23 de março de 2020

ÁRVORE DA SEMANA - CRINDIÚVA








Plantae → Rosidae→ Rosales → Cannabaceae→ Trema micrantha

 (L.) Blume

A árvore dessa semana também poderia ser dita arvoreta da semana. A crindiúva, ou curindiba, ou pau-pólvora, ou candiúba, ou periquiteira, ou orindeúva...a quantidade de nomes vulgares é indicativa de sua dispersão em todo o território nacional, e muito além dele: a espécie está presente em toda a América Tropical.

Espécie pioneira de vida curta mas intensa, amplamente dispersa por aves generalistas, atraídas por seus frutinhos vermelhos. Um quilo de sementes tem até 135 mil unidades. Devido a seu eficiente transporte aéreo, é uma das primeiras a chegar em clareiras e mesmo terrenos abandonados, inclusive em áreas urbanizadas. 

Há registro de alcançar porte de 6 metros em 14 meses. 

É considerada espécie multipropósito, pois se presta a recuperação de áreas degradadas, melhoramento de solos, sustento da avifauna, forragem para gado (o excesso pode causar intoxicação em equinos), uso medicinal como antiinlamatório e tratamento de feridas. É uma nativa de uso potencial em sistemas agroflorestais.

A celulose extraída a partir de 4 anos de plantio é equivalente à de Eucalyptus saligna, ou superior.Fornece ótima lenha e carvão, utilizado em fabrico de pólvora, daí seu nome pau-pólvora.

As fotos foram tomadas em junho de 2019, na Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, no Maracanã (primeira imagem) e no início de março de 2020, antes da quarentena, no bairro de Bonsucesso.

Fontes: 

CARVALHO, P.E.R. Espécies Arbóreas Brasileiras. Coleção Espécies Arbóreas Brasileiras, vol. 1. Brasília: Embrapa Informações Tecnológica; Colombo, PR: Embrapa Florestas, 2003. 1.039 p.

LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 1992. v. 1, 368 p.

SANCHOTENE, M. do C. C. Frutíferas nativas utéis a fauna na arborização urbana. Porto Alegre: SAGRA, 1989 304 p.





Um comentário:

Angélica disse...

Claudio. Vc tem interesse em aprofundar as informações de usos, benefícios?