Plantae → Rosidae→ Myrtales → Myrtaceae→ Psidium cattleyanum Sabine
Das muitas espécies denominadas araçás, do gênero Psidium, uma das mais comuns é o Psidium cattleyanum, ou araçá-amarelo, ou apenas araçá. A espécie se distribui principalmente em Mata Atlântica, em estados litorâneos, com interiorização para Cerrado e Caatinga. Está presente em áreas abertas e estágios iniciais de sucessão, sendo inclusive considerada indicadora por legislação específica.
Araçá em tupi-guarani significa "fruto que tem olhos", pois as sépalas que permanecem no fruto dão a aparência de um olho. As fotos desta postagens são auto-explicativas.
Fora de sua área de ocorrência natural, é considerada uma espécie de grande potencial invasivo. Produz frutos muito atrativos à fauna, grande quantidade de sementes viáveis, rebrota a partir de tocos e raízes, e pode formar estandes puros. É considerada invasora especialmente em ecossistemas insulares na Ásia e na Oceania.
Tem potencial para formar cortinas vegetais em sistemas agroflorestais, uso medicinal como antidiarreico, uso na alimentação e para recomposição de áreas degradadas.
Por seu pequeno porte (até 6 metros de altura), se mostra uma espécie potencial para utilização em arborização sob redes de distribuição de baixa tensão. Este é exatamente o uso mostrado nas fotos desta postagem, tomadas no bairro de Olaria entre os meses de janeiro e março de 2020.
Fontes:
http://reflora.jbrj.gov.br/reflora/listaBrasil/FichaPublicaTaxonUC/FichaPublicaTaxonUC.do?id=FB10858
Nenhum comentário:
Postar um comentário